Como atrair novos clientes para o seu negócio digital

O mercado digital de negócios já é uma realidade em todos segmentos e em empresas de todos os portes.

A dinâmica é tão grande que, enquanto atravessamos a transição dos negócios para o e-commerce, já existem milhares de empresas que nascem online, onde o custo de investimento e operacional são muito menores. Logo, uma concorrência muito maior.

Um cenário aterrorizante? Muito longe disso. É onde as empresas devem estar, porque vão disputar um mercado potencial de clientes que nenhuma estratégia de marketing e propaganda poderia alcançar no mundo presencial.

Apenas precisam estudar e investir constantemente em novas formas de serem visíveis aos potenciais clientes. E as novas formas podem ser estratégias comuns, mas que passam a fazer sentido no momento atual do seu negócio.

Por isso, vamos falar um pouco de como atrair novos clientes para o seu negócio digital.

Crie/invista em um Blog Corporativo

Muitas empresas ainda não usam o blog corporativo, e perdem talvez a melhor forma de comunicação e interação com a fatia do mercado que não é cliente (ainda).

O blog corporativo, associado ao site, eleva o patamar profissional do seu negócio digital, aumentando o tráfego de visitantes e consequentemente a visibilidade da sua marca nos mecanismos de buscas, ganhando um posicionamento melhor para as pesquisas de usuários.

Um ponto essencial em um blog corporativo é a qualidade do conteúdo. É preciso investir em uma layout atraente, em artigos com temas relacionados ao negócio mas que não sejam de vendas, para criar uma audiência e processos simples e rápidos de busca, cadastro e de leitura.

Uma Agência de Inbound Marketing é o ideal nessa horas, para definir o melhor modelo para trazer resultados rápidos e consistentes.

Equilibre-se entre conteúdo orgânico e campanhas

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam – por causa do gasto – conteúdo orgânico e campanhas não são opostos; podem andar juntos e paralelos, dependendo da estratégia que a empresa adotar e dos produtos.

Uma diferença básica é a duração: o conteúdo orgânico deve ser permanente, enquanto as campanhas podem ser decididas a partir de análise de dados e de resultados, revistas e ter prazos de duração.

Um negócio digital não pode abrir não do conteúdo orgânico. Afinal, é ele que vai atrair os clientes de uma forma natural,  criar o engajamento, que por sua vez potencializa o compartilhamento do conteúdo e, como falamos anterior, melhora o posicionamento dele nas buscas – consequentemente gerando mais tráfego. É a forma da marca estar socialmente atuante para atrair clientes.

Seja presente e atuante nas redes sociais

As redes sociais são as grandes comunidades do nosso mundo moderno, Para termos uma ideia, bilhões de pessoas diariamente acessam o Facebook.

Ou seja, nas redes sociais está o mercado que toda empresa precisar investir. E com uma velocidade grande, já que a concorrência estará ali também, às vezes sendo lida por uma pessoa que não viu a sua empresa.

Estar presente não garante visibilidade. É preciso atuar, produzir conteúdo – e cada rede tem as suas particularidades – e interagir prontamente com os usuários. Levar 3 dias para responder uma pergunta pode custar um cliente.

Outro fator importante é escolher as redes sociais adequadas. Se você vende eletrônicos, o LinkedIn e o Instagram não renderão como o Facebook e o Youtube. Se você vende consultoria, o oposto faz mais sentido. Definir as redes certas poupa esforços, custos e tempo, além de evitar a superexposição da marca – o que só é bom nas pesquisas de usuários na internet.

 

Bastante coisa, não é mesmo? E tem mais dicas muito boas. Uma alternativa para você conseguir fazer tudo isso com eficiência é contratar uma Agência de Inbound Marketing, ela vai avaliar as necessidades do seu negócio e orientar o que é preciso.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *