Veja como um link de grupo pode ajudar o seu negócio digital

Ter um negócio digital amplia bastante as possibilidades de sucesso nas vendas, pela alta visibilidade que a marca pode ter e pelo público potencial que trafega pelos mecanismos de busca, sites, blogs e redes sociais.

São bilhões de pessoas procurando conteúdo e informação e querendo se relacionar com as marcas digitalmente. Seu negócio digital precisa estar pronto para atuar em todos os canais digitais de comunicação – que sejam certamente relevantes para seus produtos.

O Whatsapp e mais recente a versão Business dele é uma forma ágil e das mais modernas de estabelecer uma relação contínua com clientes e potenciais clientes.

Em contraponto com o mundo de informações de outros canais, como o Facebook e o LinkedIn para citar apenas dois, o Whatsapp é mais ágil, sendo um mensageiro instantâneo e os negócios podem – e devem – ser mais focados.

O timing no Whatsapp é muito mais relevante; seu cliente poderá ler ou não agora, mas dificilmente lerá se deixar para amanhã.

Vamos falar um pouco de como um link de grupo pode ajudar o seu negócio digital.

Você já conhece o Whatsapp Business?

Esta é a versão negócios criada para o Whatsapp e que contém algumas facilidades para ajudar a gerenciar o contato com os clientes.

  • Criar saudações e avisos – ausência, avisos importantes no acesso do cliente, como horários de funcionamento.
  • Poder repercutir informações para todos os contatos (que sejam foco da informação).
  • Usar listas de transmissão para informações de produtos e eventos.
  • Criar grupos de compartilhamento de interesses em comum de clientes.

Algumas informações importantes sobre o Whatsapp Business

  • Se seu aparelho suporta dois chips, você pode ter as versões Pessoal e Business do Whatsapp no mesmo aparelho, o que é excelente para a praticidade.
  • Você precisará de uma segunda linha para a versão Business – tanto em um aparelho com dois chips ou aparelhos separados.
  • Você não precisa recadastrar seus contatos para usar as duas versões no mesmo aparelho; o mesmo contato pode estar em conversas distintas delas. O que é recomendado é rever os nomes dos contatos de trabalho colocando uma identificação – PR por exemplo.

Como um link de grupo pode ajudar o seu negócio digital

Um grupo de Whatsapp (independente da versão) pode ser extremamente útil para o seu negócio.

Nele você poderá publicar conteúdo com uma certa regularidade, colar links de conteúdos do seu negócio em outras redes, avisar sobre promoções de produtos, eventos, novos produtos sendo lançados.

Porém, a base para que os grupos tenham eficácia é segmentar o seu público (clientes). Se tomarmos um salão de beleza que é conduzido digitalmente, você pode identificar nos contatos cada cliente com o produto que ele normalmente consome, por exemplo:

  • Elizabeth Silva (cabelo)
  • Renata Silveira (manicure)
  • Luana Pinto (podologia)

A identificação será pela segmentação definida. Certamente você tem clientes que consomem mais de um produto (ótimo!), mas você definir onde ela gasta mais ou o produto mais caro – a decisão estará nas suas estratégias de como lidar com cada cliente.

Cuidados com um link de grupo no seu negócio digital

Algumas regras são fundamentais para que o grupo seja bem entendido pelo cliente – e não pareça mais um grupo da família, com excesso de informação e sem utilidade.

  • Ao enviar o link convidando, solicite formalmente permissão para convida-lo e explicando o objetivo do grupo.
  • Não insista e não faça follow-up para controlar acessos.
  • Publique conteúdo relevante para o tema do grupo.
  • Responda rapidamente às perguntas. A demora será vista por todos e não apenas um. E a agilidade também.
  • Perguntas sobre outro tema, você pode recomendar o grupo dele.
  • Se um cliente sair do grupo, não busque uma explicação. Ele apenas saiu do grupo, não do seu negócio.

 

O Whatsapp é um aplicativo que está crescendo cada vez mais, uma das últimas novidades é como clonar Zap.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *