Veja quais são os riscos e benefícios de aceitar cheques em seu negócio!

Apesar do crescente uso da tecnologia nas formas de pagamento – cartões de débito e de crédito e compras e pagamentos pela internet – os cheques ainda são um meio bastante usado no Brasil.

Somos um país de dimensões continentais, onde a infraestrutura de telecomunicações e dados ainda é precária em diversas regiões e os custos das tecnologias são altos para boa parte dos comerciantes, principalmente em pequenas e médias cidades.

Diante disto, os cheques ainda são uma alternativa disponível – e muitas vezes, a única além do pagamento em dinheiro.

Mas você já parou para pensar sobre os riscos e benefícios de aceitar cheques em seu negócio? Vamos falar um pouco a respeito.

As vantagens em aceitar cheques no seu negócio

Sem taxas de administração

Sem dúvida a maior das vantagens para competir com seus preços.

Os cartões cobram taxas de administração e de comissão (alguns sistemas) e isto reduz bastante a margem de venda – ou força a praticar um preço mais alto para compensar e perder competitividade.

Com os cheques, não há taxas, o que pode melhorar seu lucro ou permitir um preço de venda mais baixo.

Flexibilidade para negociar datas de pagamento e parcelar

Muitas vezes o cliente quer comprar neste momento mas o cartão de crédito não está no melhor período de compra. Você pode aceitar um cheque com um prazo que seja melhor que o cartão.

Outra alternativa é parcelar sem juros com cheques pré-datados, uma forma de financiar sem os custos dos cartões e sem os juros que são cobrados dos clientes. Tudo isso pode ser usado para melhorar o preço.

Planos de assinaturas

Estes planos são comuns em academias, por exemplo: o cliente emite cheques pré-datados para garantir um preço melhor invés do pagamento mensal regular.

Com isso, temos as vantagens do pré-datado e o cliente não carrega seu saldo do cartão com valores muitas vezes altos.

Os riscos em aceitar cheques no seu negócio

Segurança de manuseio

Infelizmente vivemos tempos de muita insegurança e os cheques têm o problema da segurança em caso de assaltos – os cheques podem ser descontados ou repassados para terceiros, provocando um grande prejuízo que não ocorre com os pagamentos com cartões.

Pré-datados não pagos

Ao mesmo tempo que pode ser uma ótima forma de financiar vendas sem taxas e juros – para comerciantes e consumidores – os pré-datados têm o risco de não pagamento e a dificuldade natural de localizar e negociar com os clientes.

Ou de pedidos de prorrogação, prejudicando o fluxo de caixa da empresa.

E ainda existe a dificuldade de acionar judicialmente: o processo de venda, muitas vezes, se resume apenas aos cheques.

Erros de preenchimento

São uma das causas mais comuns com cheques recebidos e que não são aceitos pelo banco – e infelizmente há muita má-fé nestes casos.

Assinaturas divergentes, erros na data – preencher mês com número ou usar o ano anterior em compras de janeiro, por exemplo – e valores por extenso incorretos.

São alguns exemplos de situações que podem invalidar um cheque, e muitas vezes não conseguimos localizar o cliente para resolver.

Recebeu um cheque devolvido motivo 22 (assinatura divergente)? Entenda o que fazer neste caso.

Quais os cuidados para receber com cheques de forma mais segura?

Alguns cuidados simples ajudam muito a operar com cheques de forma mais segura.

Criar um processo de análise

É muito saudável ter uma rotina para avaliar o cliente em caso de pagamentos com cheques – que documentos o cliente deve fornecer, quais os sites usar para pesquisar restrições de crédito ou de cheques.

E, principalmente, ter um cadastro dos clientes com todos os dados de contato para que sejam localizados rapidamente em caso de problemas.

Conferir o preenchimento

Fique atento aos diversos pontos onde um cheque pode ser rejeitado no preenchimento:

  • Valor por extenso e numérico divergentes;
  • Data com ano incorreto ou mês no formato numérico;
  • Assinatura que não confira com os documentos ou fontes de pesquisas.

 

Aceitar cheques pode ser uma ótima forma de atrair clientes. Mas deve ser feito com muitos cuidados. Desta forma, a chance de sucesso é maior.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *