Vou contar 4 segredos para começar um negócio na Internet!

Empreender, abrir um negócio próprio no mundo físico é um grande desafio, principalmente no Brasil com suas legislações complexas, uma das maiores cargas tributárias do mundo e uma infraestrutura que ainda sacrifica muito a logística das empresas.

Dentro de casa, é um projeto que requer um bom tempo, muito esforço mental e físico e muito investimento, desde a abertura da loja até o pós-atendimento aos clientes. E ao longo de todo o processo, a preocupação comercial máxima: como fazer os produtos e serviços visíveis pelo maior número de potenciais clientes e vender.

Com a globalização e popularização da Internet, tivemos a grande revolução: as empresas descobriram o mercado digital, onde temos a maior concentração de consumidores e possíveis clientes do mundo. Não há, hoje em dia, produto ou serviço que não possa ser comercializado por sites, blogs e até pelas redes sociais.

E a todo momento surgem novas ideias de negócio revolucionárias: as startup como o Uber, MOIP, iFood, as empresas de comércio que já nascem no e-commerce e milhões de pessoas que querem levar suas ideias e produtos para a grande rede e conquistar:

  • Uma visibilidade que nenhuma estratégia tradicional é capaz de igualar.
  • Uma base maior de clientes em menor tempo.
  • Mais vendas com um custo muito menor que a estrutura tradicional.

O que impede você começar um negócio na Internet?

A maioria das pessoas à nossa volta ainda é muito descrente dos resultados que o mercado digital pode dar – e os crimes virtuais ajudam, infelizmente, a disseminar esta desconfiança. Nós mesmos, com algum conhecimento, temos muitas dúvidas sobre como estar na rede e ganhar dinheiro.

Além disto, a segurança de ter um emprego ainda é tentadora e a mentalidade empreendedora não é algo que nossa sociedade cultiva. Porém, o cenário econômico e o nível de desemprego atual mostram que esta segurança é relativa.

E estudos indicam que 70% das profissões atuais desaparecerão nos próximos 20 anos.

Quem hoje paga os seguros salários são pessoas que empreendem por anos, escolheram ser independentes profissionalmente. Então: que impede você começar um negócio na Internet?

Quais os segredos para começar um negócio na Internet?

Se você venceu os fantasmas que a nossa cultura e nossa mente impõe, já avançou muito rumo a um negócio da Internet com sucesso.

1. Pesquise profundamente o mercado do seu produto

Você pode ter o melhor produto e pode oferecer o preço mais atraente, mas pouco adiantará se o mercado estiver recessivo para ele. Esta situação é típica dos produtos da moda, que bombam por um tempo mas desaparecem em pouco tempo.

Outro aspecto importante é se o seu público-alvo está próximo do seu produto o suficiente para se interessar por esperar o seu envio. Um bom exemplo produzir agendas estilizadas, de material de alta qualidade e ótimo preço, mas o público dela são executivos que preferem ir até uma loja descolada e escolher.

Se você perceber que o produto dos sonhos não tem potencial de mercado que justifique o investimento, não pense duas vezes: desapegue-se. Existem muitas outras ótimas ideias esperando você.

2. Defina claramente o público do seu produto

Se o seu produto tem potencial para o sucesso, é porque, entre outras coisas, existe um mercado disposto a consumir. Mas você sabe o tamanho deste mercado? Quais as características que ele tem para ser descoberto?

No mundo digital, cada pessoa é um conjunto de atributos – características que a torna única e, a partir disto, existe uma série de produtos e serviços que ela potencialmente quer ou precisa consumir. É o que chamamos de Persona.

É fundamental conhecer este público para entender se há potencial para o investimento pensado ou se o produto deve ser repensado para ampliar o público e assim garantir mais escala nas vendas.

3. Tenha um Plano de Negócios detalhado e realista

De posse das análises anteriores, é a hora de pensar estrategicamente sobre a sua ideia de negócio – o que você pretende oferecer, quais as vantagens competitivas dos seus produtos, qual o público vai consumir, onde este público está, quem são os concorrentes, quais as vantagens competitivas deles, quais os canais de entrega, cenários possíveis e as previsões de faturamento e de despesas mensais.

Este estudo é fundamental para que você possa avaliar se seu produto está bem posicionado em relação a preço, ao público-alvo e os concorrentes. Ele também vai definir o valor do investimento de abertura e de operação mensal, o tempo de retorno e o fundo de reserva.

4. Hora de investir no Marketing Digital

O Marketing Digital é o conjunto de ações, ferramentas e técnicas para atingirmos os melhores resultados de conquista de mercado e vendas na Internet. Abrange, entre muitas outras atividades:

  • Criação de site/blog e redes sociais para divulgação de produtos.
  • Criação de conteúdo qualificado para os ambientes acima.
  • Avaliação de propagandas pagas.
  • Análises e métricas de acessos dos clientes.

Aqui neste ponto seu negócio na Internet começa a nascer. É importantíssimo o acompanhamento de todas as métricas que as estratégias vão gerar – e são muitas – para fazer as correções e novas decisões que forem necessárias.

Estes segredos podem ajudar não só as pessoas que têm um produto ou serviço em mente, mas também quem quer se informar sobre como começar a pensar no mercado digital antes de definir o que vender.

Você tem ideias de negócios? Este link tem uma ótima lista de ideias para ganhar dinheiro extra na Internet. Certamente um deles vai atender o seu desejo de empreender!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *